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Glossário

Bully
Indivíduo que habitualmente procura prejudicar ou intimidar aqueles que considera vulneráveis.

Bullying
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra Bully significa desordeiro, o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying.

Crime informático
Crime previsto e punido na legislação nacional que seja praticado através de meios informáticos, ou o sistema é princípio meio e alvo de um ataque à confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio dos dados.

Dados Pessoais
Toda a informação que pode ser associada a uma pessoa. Para a recolha, tratamento e armazenagem de dados pessoais, os objetivos têm de ser claramente explicitados. O Art.º 2.º da Diretiva da Proteção de Dados da Comissão Europeia [95/46/EC], e pela Comissão Nacional de Proteção de Dados,  define dados pessoais como informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, "pessoa em causa";
Exemplos de dados pessoais: nome e sobrenome, nome de um negócio ou empresa, morada, números de telefone fixos ou telemóveis, o número de contribuinte, um endereço eletrónico, um número de IP [Internet protocol] ou fotos pessoais.

Cyberbullying
O cyberbullying é a forma virtual de praticar Bullying. Uma modalidade que  preocupa especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, pelo seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas. Na sua prática utilizam-se as modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, podendo atingir dimensões incalculáveis.

É um termo que denota atos de abuso e assédio através de meios eletrónicos tais como: correio eletrónico, mensagens instantâneas de texto, blogues, telemóveis e websites. O cyberbullying pode adotar muitas formas:
    • Envio de mensagens violentas online, com o objetivo de despoletar querelas verbais dentro dos fóruns (conhecido como flaming);
    • Insultar alguém através do envio constante e repetido de mensagens;
    • Assédio;
    • Difamar alguém de forma a prejudicar a sua reputação via correio eletrónico, mensagens instantâneas, etc.;
    • Enviar ou publicar mensagens de texto de cariz depreciativo usando a identidade de outrem (roubo de identidade);
    • Publicação de conteúdos privados ou embaraçosos sobre alguém (exposição);
    • Ganhar a confiança de alguém para a enganar e assim conseguir que publique ou partilhe informação obtida sob  confidencialidade  (fraude);
    • Exclusão deliberada de alguém de um grupo para o/a magoar;
    • Denegrir e assediar alguém de forma continuada e ameaçadora com o objetivo de provocar medo;
    • Cyberstalking ou perseguição cibernética;
 A Comissão Europeia lançou uma campanha de sensibilização para combater o cyberbullying, especificando que o termo cyberbullying cobre todo o género de assédio online – verbal, psicológico ou físico – de forma repetida por uma pessoa ou um grupo relativamente a outros. O bullying representa sempre uma forma errada e inaceitável de comportamento; nunca deve ser subestimado ou ignorado.
 
Pegada digital
Uma pegada digital é o rasto deixado no ambiente digital através da utilização da Internet, dos telemóveis e outros dispositivos digitais. Nos meios sociais, a pegada digital refere-se frequentemente à “presença em linha” de uma pessoa, medida pelo número de indivíduos a quem está conectada. Os utilizadores dos meios sociais devem compreender que a sua pegada digital pode ser normalmente pesquisada e visualizada por um vasto público invisível. Além disso, a pegada digital é muito difícil de apagar, o que pode ser simultaneamente útil e prejudicial para a reputação de uma pessoa. As pessoas podem assumir um certo controlo sobre a sua pegada digital, refletindo sobre aquilo que publicam e partilham em linha.

Perfil
Dados pessoais dos utilizadores em espaços de redes sociais, sistemas de instant messaging, aplicações de conversação em linha, jogos digitais, etc. Os perfis podem ser públicos ou privados e são personalizados pelos próprios utilizadores para representá-los em lugares virtuais.

Perfil de utilizador
Um conjunto de informações que descreve um utilizador de software específico, sítio web ou outra ferramenta técnica. Inclui normalmente informações como um nome de utilizador, palavra-passe e outros dados.

Pesquisa segura
Dispor de medidas de segurança suficientes que o protegem quando efetua pesquisas na Internet. As salvaguardas podem ir desde a prestação de informação suficiente para limitar o risco de resultados de pesquisa incorretos a impedir o acesso não autorizado ao seu computador.
Predadores sexuais
Pessoas que procuram potenciais contactos sexuais de um modo agressivo e – predatório –. As pessoas culpadas de crimes sexuais, como violação ou abuso sexual infantil, são muitas vezes designadas com predadores sexuais. Muitos predadores sexuais apenas atacam um tipo particular de vítima, como crianças de certa idade, sexo ou raça.

Privacidade
A capacidade de um indivíduo ou de um grupo de controlar o fluxo de informação sobre si mesmo. O objetivo é revelar-se apenas seletivamente. A privacidade diz, por vezes, respeito ao anonimato, ao desejo de permanecer longe da mira pública. Quanto maior é a evolução da Internet e dos meios sociais, maior é a importância de proteger a privacidade. A privacidade de cada individuo, refere-se ao direito à proteção da confidencialidade dos dados de alguém em matérias consideradas como sendo da sua vida privada.

Propriedade virtual
Um conjunto de objetos atribuídos a cada jogador de um jogo. Cada um deles detém a posse virtual dos seus objetos através de um terminal de computador que apresenta o conjunto de objetos.
Proteção de dados
Refere-se ao uso de técnicas para proteger dados pessoais contra acesso ou uso não autorizado ou perda ou danos acidentais ou deliberados. Os dados pessoais referem-se a qualquer informação que possa identificar um indivíduo. Na União Europeia, a proteção de dados está regulada através da Diretiva sobre a Proteção de Dados - Directive 95/46/EC  foi anunciada em 2012 uma reformulação em grande escala destas regras, introduzindo uma regulamentação ainda mais rigorosa para todos os países europeus.
Rede Social
Sites que permitem que grupos de pessoas se conectem através da Internet. Quem quer que se registe pode estabelecer contato com qualquer pessoa na mesma página e os grupos são formados com base em conhecimentos casuais, relações de trabalho, laços familiares ou interesses partilhados. Uma vez estabelecido o contacto, as pessoas usam a página para conversar e partilhar fotos, vídeos, pensamentos e outras coisas.
Algumas das plataformas mais populares são: Facebook, Linkdln, Bebo, MySpace e Netlog. Uma vez que o registo requer muitos cuidados pessoais, a proteção da privacidade pode ser um problema bem como os assuntos referentes a menores.
Reputação em linha
Diz respeito à forma como se é percecionado em linha – pode ser através dos perfis em linha das pessoas, das atualizações de estado, fotografias, vídeos ou blogues. Os colegas e as entidades patronais cada vez dão mais importância à reputação em linha das pessoas quando analisam, por exemplo, candidaturas a emprego. A reputação em linha de uma pessoa não é apenas determinada pelo que ela faz, mas também pelo que os outros dizem e publicam em linha sobre ela.

Roubo de identidade
Uma pessoa que pretende assumir ser outra de forma a ganhar algo com isso - normalmente de natureza financeira. Quando se trata de adolescentes, os roubos normalmente, acontecem através de atos de cyberbullying. O roubo de identidade é um crime punível nas leis da maioria dos países mas reunir provas pode por vezes ser difícil.

 

Poderá consultar o Glossário completo no site da Seguranet (https://www.seguranet.pt/pt/glossario).