Saltar para o conteúdo principal

Centro de Sensibilização SeguraNet

SeguraNet

O Centro de Sensibilização SeguraNet tem como missão promover, no contexto da comunidade educativa, a navegação segura, crítica e esclarecida na Internet, em ambientes virtuais e via dispositivos móveis.

A sua ação passa pela formação de professores, pela disponibilização de conteúdos e de recursos educativos, pela dinamização de sessões de sensibilização e pela promoção de iniciativas tais como: o concurso "Desafios SeguraNet", a iniciativa "Líderes Digitais", o "Selo de Segurança Digital" e as campanhas "Dia da Internet Mais Segura" e "Mês da Cibersegurança".

Pode aceder à página do Centro de Sensibilização SeguraNet em: http://www.seguranet.pt/

Outros canais do Centro de Sensibilização: FacebookTwitterYoutube

São destacadas iniciativas e recursos onde as temáticas do bullying e ciberbullying são exploradas:

Iniciativas

Líderes Digitais

Líderes Digitais

Líderes Digitais

A iniciativa Líderes Digitais tem como principal objetivo de motivar os alunos para a divulgação de temáticas que incentivem à utilização segura e responsável da internet e dos ambientes digitais, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da Literacia para os Media. No decorrer da iniciativa, os alunos, na qualidade de Líderes Digitais, promovem, com o apoio do Centro de Sensibilização SeguraNet, campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade educativa em que se inserem.

Concurso Desafios SeguraNet

Desafios SeguraNet

O concurso Desafios SeguraNet é uma iniciativa da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, que decorre no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e que envolve e sensibiliza as comunidades educativas para as questões da Cidadania Digital.

Os Desafios SeguraNet contemplam três categorias - 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico:

        • Nos Desafios dirigidos ao 1.º ciclo do ensino básico, o registo das turmas/equipas é feito em nome do professor responsável e recai sobre temas relacionados com a cidadania digital.
        • No caso dos Desafios dirigidos ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos são inscritas pelo professor que atribuiu a cada equipa um email. De salientar que neste concurso apenas é solicitado o email de equipa o que vai salvaguardar a proteção dos dados individuais dos alunos. Nestas duas categorias (2.º e 3.º ciclos do ensino básico) as equipas são convidadas a responder a um questionário de escolha múltipla por mês sobre temáticas relacionadas com a cidadania digital.

Selo de Segurança Digital

Selo de Segurança Digital

O Selo de Segurança Digital (eSafety Label) é uma iniciativa europeia dirigida às escolas que visa promover e certificar práticas de segurança digital.

Consulte o conteúdo do seguinte folheto informativo sobre como operacionalizar esta iniciativa em contexto escolar:

http://www.seguranet.pt/sites/default/files/pictures/folheto_safe_curvas.pdf

Pode consultar o website desta iniciativa em: https://www.esafetylabel.eu/home

Outubro: o mês da campanha "Cibersegurança nas Escolas"

CiberSegurança Outubro

O Mês Europeu da Cibersegurança é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades por toda a Europa. Cibersecurity is a shared responsability (a Cibersegurança é uma responsabilidade de todos) foi o tema para a iniciativa de 2018, que visou implementar boas práticas para uma utilização segura do ciberespaço.

Para que este mês fosse assinalado nas escolas, estas foram convidadas a dinamizar atividades no âmbito da Cibersegurança.

https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/

Dia da Internet Mais SeguraNet

Dia da Internet Mais Segura 2019

No mês de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

Todos os anos letivos, o SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital durante o mês de fevereiro. A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento desenvolve, é disponibilizada uma página de apoio que permite a georreferenciação dessas atividades.

http://www.seguranet.pt/fevereiro2019/

Recursos

Árvores de Decisão

Este recurso pretende incentivar os jovens a ponderar sobre os seus contactos online, sensibilizando-os para a importância do controle de privacidade para proteger as suas informações pessoais. Este recurso orienta os Jovens para diferentes fontes de informação, nomeadamente para o conjunto das linhas de apoio da rede Insafe.

Animações educativas SeguraNet As animações SeguraNet foram exibidas em salas de cinema portuguesas em dois anos consecutivos: em 2015 no âmbito da campanha da Linha Ajuda, do Centro Internet Segura, e em abril de 2016, no âmbito do “Mês de Prevenção dos Maus Tratos”. Em 2017 foi lançada a animação sobre a temática "Sexting".

https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-seguranet

Tiras de Banda Desenhada

As tiras BD SeguraNet que foram premiadas a nível europeu no âmbito da rede Insafe (Rede dos Centros Internet Segura europeus), tendo sido traduzidas em diversas línguas.

De momento existem 54 tiras de desenhada que poderão ser consultadas em: https://www.seguranet.pt/pt/tiras-bd-seguranet

Pisca Mega Quiz – App SeguraNet

App Pisca Mega Quiz permite testar conhecimentos sobre a Segurança Digital nas categorias: Dispositivos, Privacidade, Comportamentos e Aprender.

Esta App pode ser descarregada de forma gratuita. Esta aplicação é dirigida a alunos e professores dos 2.º e 3.º Ciclos, podendo, no entanto, ser também utilizada pela restante Comunidade Educativa.

The Web We Want

The Web We Want

The Web We Want - A Internet que queremos é uma brochura educativa, destinada a jovens entre os 13 e os 16 anos, que apresenta um conjunto de ferramentas que educa os adolescentes a saberem proteger-se quando estão online. Este recurso, tão necessário a professores, jovens e pais, foi criado com a participação ativa de adolescentes de toda a Europa, aprovado pela Comissão Europeia e traduzido para português.

http://www.seguranet.pt/sites/default/files/wewewant.pdf

Web We Want

Web We Want e ENABLE - Novo recurso do projeto Web We Want com atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying.

Esta brochura, da autoria da Rede Europeia dos Ministérios da Educação, European Schoolnet, resultou de uma colaboração entre os projetos ENABLE e Web We Want e tem como título “O meu bem-estar e o teu: O respeito... começa em mim! Web We Want e ENABLE – Unindo esforços contra o Bullying”.

https://www.seguranet.pt/sites/default/files/enable.pdf