GLOSSÁRIO
Módulo 1
Paypal - empresa de pagamentos online situada na Califórnia, Estados Unidos da América. Fundada em 1998 por Peter Thiel e Max Levchin, opera internacionalmente e é uma das maiores do ramo por ser capaz de realizar pagamentos rápidos e auxiliar em envios de dinheiro.
Blockchain - é uma tecnologia de registo distribuído que visa a descentralização como medida de segurança.
Criptografia ou modelos criptográficos - refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas trocadas entre dois ou mais intervenientes, garantindo a segurança na comunicação realizada.
Bits - dígito binário, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, corte ou passagem de energia, respetivamente.
Algoritmo - em matemática e ciências da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações bem definidas e executáveis, tipicamente utilizado para resolver uma classe de problemas ou para realizar um cálculo.
Assinaturas cegas (Blind signatures) – conceito introduzido por David Chaum, consiste numa forma de assinatura digital na qual o conteúdo de uma mensagem é disfarçado antes desta ser assinada. A assinatura cega resultante pode ser verificada publicamente por comparação com a mensagem original (a que não foi disfarçada), à maneira de uma assinatura digital regular.
Assinaturas digitais - esquema matemático utilizado para verificar a autenticidade de uma mensagem ou documento digitais. Uma assinatura digital válida dá ao recetor da mensagem razões muito fortes para acreditar que a mesma foi criada por um emissor conhecido (autenticação) e que a própria mensagem não foi alterada durante o envio (integridade).
b-money – criado em 1998 por Wei Dai, visava ser um "sistema de dinheiro eletrónico anónimo e distribuído".
Base de Dados (Database) – coleção organizada de dados que são armazenados e acedidos eletronicamente a partir de um sistema computacional.
Código aberto (Open Source) - é um tipo de software de computador em que o código-fonte é partilhado sob uma licença em que o detentor dos direitos de autor concede aos utilizadores os direitos de utilizar, estudar, alterar e distribuir o software a qualquer pessoa e para qualquer finalidade.
DigiCash Inc. – Empresa de dinheiro eletrónico fundada por David Chaum em 1989.
eCash - criado por David Chaum em 1983, é um sistema criptográfico de dinheiro eletrónico
Electronic commerce (e-commerce) - atividade de compra ou venda eletrónica de produtos utilizando a Internet
InfoSpace – empresa de dinheiro eletrónico
Input - em ciências da computação, o termo input aplica-se ao comando ou sinal que um computador recebe de uma ou várias fontes externas.
Ledger – em ciências da computação, ledger corresponde a um arquivo digital onde ficam registadas todas as transações realizadas por um determinado sistema.
Output - em ciências da computação, o termo output aplica-se ao comando ou sinal que um computador emite para uma ou várias fontes externas.
Peer-to-peer (P2P) - plataforma descentralizada em que dois indivíduos interagem diretamente um com o outro, sem intermediários.
Prova de Trabalho (Proof of Work – PoW) - descreve um sistema que requer um esforço significativo, mas viável para dissuadir usos frívolos ou maliciosos do poder computacional, tais como o envio de emails de spam ou o lançamento de ataques de negação de serviço
Secure Sockets Layer (SSL) - protocolo de rede concebido para assegurar ligações entre clientes e servidores web através de uma rede insegura, tal como a Internet.
Smartcards - dispositivo físico de autorização eletrónica, utilizado para controlar o acesso a um recurso. É tipicamente um cartão plástico do tamanho de um cartão de crédito com um chip de circuito integrado incorporado
Módulo 2
Carteira (de Bitcoin) – programa de software no qual bitcoins são armazenadas
Endereço (de Bitcoin) – indica a fonte ou o destino de uma transação de bitcoins
GitHub - é um fornecedor de alojamento de Internet para desenvolvimento de software e controlo de versões de software
GPU (Graphical Processing Unit) – Mais conhecido como placa gráfica, é um chip de computador que cria imagens 3D, mas que se revelou eficiente para a mineração de criptomoedas, como a Bitcoin.
Loops - elementos de programação que repetem uma parte do código um número definido de vezes até que o processo desejado esteja completo
Operando - uma das entradas (argumentos) de um operador
Stack - Uma pilha (stack) é um conjunto ou estrutura de lista de funções e parâmetros utilizados na programação de computadores e arquitetura de CPU. Semelhante a uma pilha de pratos num restaurante buffet ou cafetaria, os elementos de uma pilha são adicionados ou removidos a partir do topo da mesma.
Módulo 3
Hacker – alguém que possui vastos conhecimentos sobre ciências da computação e programação e que faz uso desses conhecimentos técnicos para conseguir ultrapassar obstáculos num sistema computacional de modo a ter acesso a informação que, de outra forma, lhe estaria interdita.
Host – computador ou outro dispositivo ligado a uma rede computacional
Interface – em ciências da computação, é uma fronteira partilhada entre dois ou mais componentes de um sistema computacional através da qual esses componentes partilham informação.
Server – tanto pode ser uma peça de hardware como um programa de computador que providenciam variadas funcionalidades para outros programas ou dispositivos.
SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) - é uma empresa portuguesa que desenvolve, em várias geografias, a sua atividade no domínio dos serviços financeiros, designadamente na área dos pagamentos.
String – em programação, representa uma sequência contínua de símbolos ou valores.
Token – semelhante a um coupon, representa uma quantidade de recursos digitais específicos que podem ser possuídos, atribuídos a outrem ou mesmo levantados por quem os possui.
Módulo 4
CEO (Chief Executive Officer) – é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa. Ele possui a responsabilidade de executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, que por sua vez é composto por representantes dos acionistas da empresa.
Commodities – traduzido como “mercadorias”, são recursos económicos possuidores de plena ou substancial fungibilidade, ou seja, o mercado trata-os como equivalente sem ter em conta quem os produziu.
Cashflow – movimento real ou virtual de dinheiro.
Forex – mercado global descentralizado no qual se trocam moedas.
Lightining Network – protocolo de pagamento de “camada 2” concebido para ser sobreposto a uma criptomoeda que tenha por base a blockchain, como a Bitcoin ou a Litecoin. Destina-se a permitir transações rápidas na rede e foi proposto como solução para o problema da escalabilidade da Bitcoin.
Safe Haven – ativo considerado um investimento seguro, nomeadamente num mercado instável.
Stablecoins – são criptomoedas associadas a um ativo estável ou a um conjunto de ativos, de modo a controlar a sua volatilidade. Uma stablecoin pode ser atrelada a uma criptomoeda, a uma moeda fiduciária, a metais preciosos, como ouro e prata, ou a commodities, como o petróleo.
Venues – lugar ou sistema onde transações comerciais podem ocorrer.