Plano de Curso
Título: Programação e Robótica no Pré-Escolar e na Educação Básica
Objetivo:
Promover o desenvolvimento de competências essenciais para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, de modo a que sejam capazes de integrar estratégias de pensamento computacional, robótica e programação nas suas atividades letivas.
Competências a desenvolver:
- Identificar oportunidades de utilização do pensamento computacional, da programação e da robótica nas atividades previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Realizar atividades educativas que utilizem o pensamento computacional, a programação e a robótica como meio para desenvolver as competências previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Planear a execução de atividades educativas para o ano letivo, integrando os recursos de pensamento computacional, programação e robótica para otimizar os objetivos definidos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Público-alvo:
Educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico.
Formato de oferta:
Optou-se pela estruturação de um curso no formato Massive Open Online Course (MOOC) considerando o objetivo de permitir o acesso a uma grande audiência, possibilitando oferecê-lo a toda a rede de educadores de infância e professores do 1.º ciclo em Portugal, bem como expandir a oferta para os demais países de língua portuguesa.
Duração:
Estima-se que despenda cerca de 25 horas ao longo de cinco semanas para cumprimento do percurso formativo proposto.
Desenho do Curso:
As cinco semanas do curso estão organizadas em três módulos temáticos, um módulo de ambientação e um módulo de conclusão do curso, conforme mostra a imagem abaixo. Cada módulo foi subdividido em tópicos que organizam o conjunto de conhecimentos e atividades a serem desenvolvidas em torno de um mesmo tema.
Detalhamento dos Módulos:
Módulo 1: Ambientação
1.1- Boas-vindas
1.2- Apresentação pessoal
1.3- Apresentação do curso
Fórum de dúvidas e partilhas gerais
Módulo 2: Pensamento Computacional
2.1- Objetivos de aprendizagem do Módulo 2
2.2- O Pensamento Computacional (PC)
2.3- O PC sem uso de tecnologia digital
2.4- O PC com uso de tecnologia digital
2.5- Planificação de uma atividade de Pensamento Computacional
2.6- Para saber mais sobre Pensamento Computacional
Fórum do Módulo 2 – Conversas sobre Pensamento Computacional
Módulo 3: Programação
3.1- Objetivos de aprendizagem do Módulo 3
3.2- Princípios de Programação
3.3- Linguagem de Programação aplicada ao Pré-escolar
3.4- Linguagem de Programação aplicada ao Ensino Básico
3.5- Partilha de projetos de Programação com a Comunidade KML II
3.6- Para saber mais sobre Programação
Fórum do Módulo 3 – Conversas sobre Programação
Módulo 4: Robótica Educativa
4.1- Objetivos de aprendizagem do Módulo 4
4.2- A Robótica aplicada à Educação
4.3- Atividades de Robótica Educativa
4.4-Para saber mais sobre Robótica Educativa
Fórum do Módulo 4 – Conversas sobre integração curricular da Robótica
Módulo 5: Conclusão
5.1- Retrospetiva do Curso
5.2- Avaliação do (e no) Curso
Listagem das atividades a serem realizadas:
Avaliação da aprendizagem:
- Autoavaliação (contributos com a Comunidade KML II, inventário auto diagnóstico inicial e final);
- Avaliação automatizada (quizzes e testes) com feedback instantâneo;
- Progresso pode ser acompanhado em tempo real.
Certificação:
Após a data de término do curso poderá obter um Certificado de Conclusão do Curso se, cumulativamente:
- Realizar todas as atividades obrigatórias.
- Obtiver uma pontuação global nas atividades igual ou superior a 50%, visível no separador Progresso.
Ambiente Virtual de Aprendizagem:
O MOOC será ofertado na Plataforma NAU.