Skip to main content

Acessibilidade web: por onde começar


IPLeiria

Sobre o curso

O curso começa com uma introdução à regulamentação da acessibilidade web, fornecendo uma perspetiva histórica, quer no panorama mundial, quer em Portugal, e uma clarificação das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG). Segue-se o módulo que introduz a questão das interfaces, dos produtos ou tecnologias de apoio e as ferramentas para verificar o nível de conformidade com as WCAG 2.0 das páginas web. Os módulos seguintes abordam as estratégias para criar e disponibilizar conteúdo acessível nas páginas web, ou seja, imagem, texto e vídeo.

Em cada módulo são apresentados desafios que permitem ao participante avaliar o seu nível de aprendizagem e refletir sobre o tema abordado em cada módulo.

Os conteúdos e atividades propostas são acessíveis a tecnologias de apoio, permitindo a qualquer utilizador participar no curso.

Contactos

E-mail: suporte.ued@ipleiria.pt.

Tel: (351) 244845052

Pré-requisitos

Este curso destina-se a qualquer pessoa que contribua com conteúdos para a web (em sites, redes sociais, blogs, email, etc.) ou com interesse na temática, sendo por isso fundamental estar familiarizado com o ambiente web.

Instrutores

Foto de Manuela Francisco

Manuela Francisco

Doutorada em Educação a Distancia e eLearning, desenvolve investigação na área do eLearning acessível. É Designer Instrucional no Politécnico de Leiria, desde 2007. Foi docente na ESAD-FRESS e colabora com a Universidade Aberta em atividades de investigação e docência. Integra a equipa de revisão da versão portuguesa das WCAG e esteve envolvida em vários projetos europeus e grupos de trabalho nacionais.

Foto de Sabdro Costa

Sandro Costa

Licenciado em Comunicação e Multimedia e doutorando em Ciência e Tecnologia Web. Trabalha como Designer Multimedia na Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria, desde 2008. Esteve envolvido em projetos europeus e nacionais como especialista multimédia. Ao nível da programação desenvolve sites, eBooks e plataformas acessíveis.

Foto de Carina Rodrigues

Carina Rodrigues

Mestre em Ciências da Educação na área de Educação de Adultos, a terminar o Doutoramento em Ensino a Distância e eLearning. É Designer Instrucional e formadora na Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria, desde 2008. Esteve envolvida em projetos europeus e nacionais relacionados com a área da inovação social, competências digitais e estratégias de active learning, desenvolvendo investigação nestas áreas.

Enroll