Configurações
- Como excluir ou adicionar um elemento da equipa do curso?
Clique no menu Configurações, submenu Equipe do Curso.
No seu ecrã irá aparecer a lista com os nomes da equipa. Poderá acrescentar um novo elemento ao clicar no botão Novo Elemento da Equipa, e poderá excluir um elemento, remover ou adicionar o acesso como administrador ao clicar nos botões juntos dos nomes dos membros da equipa. Veja mais informações em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/199819275/Como+adicionar+elementos+Equipa+de+Curso+Debate+atrav+s+do+Painel+de+Controlo+do+Formador
- Como definir as características de Classificação no meu curso?
A opção do menu Configurações, submenu Classificação, permite definir algumas características de classificação para aprovação no seu curso. Mais informações no link https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/430571629/Como+posso+definir+as+caracter+sticas+da+Classifica+o+no+meu+curso+NAU
- Como inserir as informações gerais, imagem ou vídeo de apresentação do meu curso?
No menu Configurações, submenu Calendário e detalhes, o primeiro quadro lhe informa um link com o resumo do seu curso que está visível a todos os utilizadores da plataforma NAU.
Para editar o resumo do seu curso para futuros estudantes, altere os conteúdos dos quadros “Breve descrição do Curso” e Visão Geral do curso”. Logo a seguir, no sub menu Calendário e detalhes, podem ser inseridos a imagem do cartão de curso e um vídeo de introdução ao curso.
- Como definir o esforço estimado em horas para realização do curso?
É preciso calcular, de forma aproximada, o tempo despendido em média para que um participante do curso realize todas as atividades e tarefas propostas. Pode ser útil calcular esse tempo por módulo do curso, e em seguida somar todos os módulos. Por exemplo:
Módulo 1
Vídeo 1: 5 minutos
Texto 1 / 10 páginas (tempo de leitura e análise): 20 minutos
Vídeo 2: 3 minutos
Debate (tempo estimado para reflexão, leitura das mensagens dos professores e outros participantes, escrita de mensagens): 2 horas
Pesquisa e leitura de textos complementares: 3 horas
Tempo total de atividades do módulo: 5 horas e 28 minutos
Tempo total de atividades do curso: tempo do módulo 1 + tempo módulo 2 + … = X horas e minutos.
Uma vez realizada esta estimativa, no menu Configurações, submenu Calendários e Detalhes, vá até a opção “Requisitos” e escreva o tempo estimado em horas. Após guardar as alterações, esta informação estará disponível na página de resumo do seu curso.
Edição do curso
- Como faço para condicionar o acesso dos estudantes a um novo conteúdo, a partir de uma nota prévia no curso?
É preciso aceder a opção “Ativar Pré-requisitos de subsecção”, no menu Configurações, submenu Configurações Avançadas. Escreva a palavra “true” e guarde as alterações.
Na estrutura de edição do curso, em uma subsecção, clique na opção configurar e em “avançados”, na opção pré-requisitos, defina a percentagem ou pontuação mínima. Você pode também definir uma subsecção como pré-requisito, para isso marque a opção “Disponibilizar esta subsecção como um pré-requisito para outro conteúdo”. Veja mais informações em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/16842756/Como+criar+subsec+es+dependentes+de+notas+pr+vias
- Como ocultar uma unidade ou subsecção do meu curso?
Na unidade ou subsecção, clique no botão configurar e na opção visibilidade clique em Ocultar.
- Como definir um número de tentativas para um problema (questão) no curso?
Clique na unidade onde exista está a questão, depois em editar, configurações, e escreva um número na opção “Máximo de tentativas”. Mais informações em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/64127049/Quero+definir+o+n+mero+de+tentativas+para+um+problema
- Onde encontrar imagens gratuitas para utilizar no meu curso?
A plataforma NAU tem uma listagem de links para imagens gratuitas e outras ferramentas, disponível em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/131235879/Recursos+on-line
- Como inserir um documento do Google (formulário, slide ou outro) no meu curso?
Na página de Estrutura do curso, clique em Nova Unidade, depois em Avançados, e em Google Document. Clique em Editar, defina o nome da Unidade e cole o código embed do documento, formulário, slide ou outro do Google. Clique em Guardar. Veja mais informações em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/169836547/Como+integrar+Google+Forms+na+plataforma
- Como inserir uma pesquisa de opinião (survey) em uma unidade do meu curso?
Ao final de cada módulo ou antes da conclusão do curso é possível inserir uma pesquisa de opinião para os estudantes refletirem e avaliarem sobre a estrutura do curso e seu processo de aprendizagem. Na estrutura do curso, clique em Nova Unidade, depois em Avançados, e Survey. Clique em Editar, defina o nome da sua pesquisa de opinião e preencha todos os parâmetros desejados, adicione ou exclua questões. Ao concluir clique em Guardar. Este componente tem-se mostrado instável.
- Como criar um conteúdo de texto em meu curso?
Clique em Nova Unidade, depois HTML, em seguida a opção Texto. Depois clique em Editar, escreva seu texto ou copie e cole do Word. Clique em Guardar.
- O que são Páginas de um curso e como alterá-las?
Na plataforma NAU as páginas são listadas horizontalmente na barra superior do seu curso. As páginas padrão são: Início, Curso, Debates, Wiki e Progresso. Os estudantes vêm as páginas predefinidas e personalizadas no barra superior/horizontal do seu curso e utilizam estes links para navegar.
O produtor do curso pode criar e editar páginas personalizadas para disponibilizar aos estudantes, conteúdos adicionais do curso. Por exemplo, pode criar páginas sobre política de classificação, slides de curso e calendário do curso. No menu Conteúdo, submenu Páginas, você pode alterar, visualizar, reorganizar, acrescentar, ocultar ou excluir páginas em seu curso.
- Como personalizar os certificados do curso?
Após autorizados pela equipa de Suporte Nau, o produtor do curso precisa personalizar os certificados. Na plataforma Studio, clique no menu Configurações, depois em Configurações Avançadas. Defina o nome e outras configurações do certificado e depois em Guardar alterações. Clique novamente no menu Configurações e agora no submenu Certificado, e depois em Prepare seu Certificado. Mais informações em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/67960931/Quero+que+o+meu+curso+emita+certificados+personalizados.
Informações gerais
- Como emitir certificados aos alunos?
Para emitir certificados, é preciso solicitar à equipa de Suporte NAU, e enviar diversas informações sobre seu curso e organização promotora. Saiba mais em https://plataforma-nau.atlassian.net/wiki/spaces/NN/pages/67960931/Quero+que+o+meu+curso+emita+certificados+personalizados.
- Como consultar o progresso dos estudantes?
Em lms.stage.nau.fccn.pt, dentro do seu curso, na opção Formador, clique na opção Administração de Estudantes e depois em Ver Relatório de Classificações.
- Como ter acesso a dados estatísticos de perfil, participação e desempenho dos alunos matriculados?
Em lms.stage.nau.fccn.pt, dentro do seu curso, na opção Formador, clique na opção Estatísticas, depois no link NAU Insights. Explore as diferentes opções da plataforma NAU Insights.