Ir para o conteúdo principal

Plano do curso “Produtores de Cursos – Projeto NAU”

Para facilitar a consulta sem conexão à Internet, fornece-se o Plano do Curso e um Guião do Formando, documentos atualizados, em formato PDF.

 Cronograma da 4.ª edição do curso

 cronograma da edição 4

Figura 1. Cronograma geral proposto para a 4.ª edição.

 Chave de leitura dos pictogramas do plano do curso

Pictograma

Função/descrição

marcador circular

Secção do curso

 Multimedia - vídeo

Unidade de aprendizagem com elemento multimédia de suporte (vídeo), com possibilidade de transferência do vídeo em formato 480p, do áudio em formato MP3 e das legendas em formato texto plano. Excetuam-se vídeos externos.

 atividade obrigatória

Atividade obrigatória, pontuada ou não.

 Screencast

Unidade de aprendizagem com elemento multimédia de suporte. (screencast – captura de ecrã, com locução), com possibilidade de transferência do vídeo em formato 480p, do áudio em formato MP3 e das legendas em formato texto plano.

 Saber mais

Saber mais: disponibilização de textos originais de suporte à secção, recomendações de leituras e recursos adicionais.

 

Outros pictogramas usados no curso

Pictograma

Função/descrição

 ajuda

Sinaliza um ponto ou item de ajuda.

 formador

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Formadores

 par de formandos

Indica que o conteúdo é especialmente importante para trabalho colaborativo.

 formando

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Formandos.

 editores multimédia

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Editores multimédia.

 designer gráfico

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Designers gráficos.

 designer instrucional

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Designers instrucionais.

 autor

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Autores.

 atividade facultativa

Sinaliza uma atividade facultativa

 atividade cronometrada

Sinaliza uma atividade cronometrada

 produtor

Indica que o conteúdo é especialmente importante para Produtores.

 

Conteúdos do Curso

O curso organiza-se em Módulos (numerados de 0 a 5, sendo o módulo 0 apenas destinado a apresentar o curso e os participantes). Cada módulo divide-se em secções assinaladas com o pictograma  e unidades cujos títulos se lhes seguem. Dentro das unidades existem atividades, isoladas ou incluídas no conteúdo. As unidades constituem-se por conteúdos textuais, grafismos, imagens, infográficos, vídeos (em formato tradicional ou correspondentes a capturas de ecrã com locução - Screencast).

Todos os vídeos falados em Português e os Screencast estão disponíveis para download em formato de qualidade inferior, bem como as respetivas legendas e versão áudio em formato MP3. Cada unidade poderá ser concluída em cerca de 15 minutos. Na totalidade, as atividades obrigatórias do curso, exigirão um esforço estimado de cerca de 10 horas, excluindo a leitura dos materiais sugeridos em “Saber mais”, revisão dos conteúdos e participação nos fóruns.

Cada Módulo apresenta, no final, um Fórum para debater os assuntos aí abordados. Existe ainda um “Fórum da Comunidade” destinado a promover a interação entre os participantes, a debater temas que não se incluem nos fóruns temáticos e a dar apoio específico aos formandos. Para questões mais pessoais é disponibilizado o endereço de correio eletrónico: curso.produtores.nau@ie.uminho.pt

As datas de início de cada módulo foram planeadas para ocorrer à sexta-feira para permitir aumentar o tempo de trabalho autónomo dos formandos.

Módulo 0. O Curso & Os Participantes

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 55 minutos

  • Boas-vindas

Mensagem de boas-vindas
Objetivos do curso
O Projeto NAU
Perfil funcional do Produtor de Cursos
Política de privacidade do curso
Código de conduta

  • Conhecer os Participantes

Questionário Inicial aos Participantes
Apresentação dos participantes

  • Apresentação do Curso

Módulos temáticos
Cronograma
Atividades do curso
Lista de atividades do curso
Apoio aos formandos
Avaliação e certificação

  • Conhecer a Interface da NAU

Iniciar: Conhecer a plataforma
Fórum Geral (fórum da Comunidade)
Fórum Técnico-Pedagógico (questões técnicas e pedagógicas)

Módulo 1. Como aprendemos

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 117 minutos

  • Sumário do Módulo 1

Objetivos

  • Aprendizagem Online

Como aprendem os adultos
Estilos de aprendizagem
Hábitos de estudo
A motivação na aprendizagem online
A atenção na aprendizagem online
Fatores críticos na motivação e na atenção
MOOC: Um conceito em construção
Os MOOC e outros cursos online
Elementos diferenciadores de outros cursos online
Plataformas de disponibilização de MOOC
Saber mais sobre aprendizagem online

  • Objetivos de Aprendizagem

Definição dos objetivos de aprendizagem
Orientação do processo de ensino-aprendizagem
Formulação de objetivos: a taxonomia de Bloom
Atividade: Avaliação por pares
Saber mais sobre objetivos de aprendizagem

  • Avaliação & Feedback

Autorregulação e avaliação
Porque é importante a autorregulação?
As atividades de aprendizagem
Avaliação das atividades de aprendizagem
Testes, quizzes e feedback
Relação entre objetivos e feedback
Saber mais sobre avaliação e feedback

  • Formas de Avaliação num MOOC

Avaliação automatizada
Avaliação por Pares
Autoavaliação
Caraterísticas da avaliação formativa em MOOCs
Caraterísticas da avaliação sumativa em MOOCs
Atividade: Quiz sobre MOOCs
Saber mais sobre avaliação num MOOC

Módulo 2. Autoria & Design

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 121 minutos

  • Sumário do Módulo 2

Objetivos

  • Autoria & Escrita

Adequar a escrita de conteúdos para cursos NAU
A finalidade dos textos e os seus objetivos
Espectro e profundidade da abordagem
Familiarização com o assunto
Esquematização do script e rascunho
Finalização do script
Atividade: Instrução por pares
Saber mais autoria e scripting

  • Design instrucional

 O que é o design instrucional?
O que faz um designer instrucional?
Um modelo de design instrucional
Primeira fase: Uma aproximação top-down
Segunda fase: Tópicos ou Secções do Módulo
Terceira fase: Unidade de informação visível no ecrã
Quarta fase: Revisão e ajustes
Estratégias para segmentar a informação
Quando a informação não se relaciona facilmente
A curva do esquecimento
Atividade: Planear um curso MOOC
Saber mais sobre design instrucional

  • Equipas de Produção

Processo de desenvolvimento de um curso na NAU
Formação de equipas
Planificar o curso
Produzir o curso
Implementar e Avaliar o curso
Atividade: Verificação do processo do curso
Saber mais sobre formação de equipas

Módulo 3. Produção & Teste

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 123

  •  Sumário do Módulo 3

Objetivos

  • Ecossistema NAU

Abstração do ecossistema NAU
Adesão ao Projeto NAU
Ciclo de publicação de um curso NAU
Esquematização da plataforma Insights NAU
Atividade: Ecossistema NAU
Conhecer o ambiente Studio
Atividade: Inscrição no LMS
Menus principais e edição
Saber mais sobre o ecossistema NAU

  • Ferramentas & Recursos

Edição e Parametrização de Recursos internos
Recursos externos "embedded"
Outros recursos
Parametrização de recursos 1
Parametrização de recursos 2
Saber mais sobre ferramentas e recursos

  • Mediatização de conteúdos

Mediatização de conteúdos
Storyboarding
Recursos Vídeo
Legendagem de vídeo
Recursos Áudio
Recursos de Imagem e Infográficos
Recursos em formato PDF
Embedding de Documentos
Atividade: legendar um vídeo
Saber mais sobre mediatização de conteúdos

  • Teste beta do curso

Beta testing
Atividade: Questões sobre beta testing
Saber mais sobre beta testing

  • Feedback

Feedback aos formandos
Atividade: Feedback automático
Saber mais sobre feedback

Módulo 4. Avaliação & Suporte

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 123 minutos

  •  Sumário do Módulo 4

Objetivos

  • Ferramentas de Avaliação

Atividades pontuadas
Progresso na aprendizagem
Atividade: Avaliação num MOOC
Saber mais sobre avaliação

  • Moderação de um curso massivo

Moderação de cursos online
Fases da moderação de um curso massivo
Tutorias de apoio
Saber mais sobre moderação de cursos

  • Suporte técnico e pedagógico

Suporte NAU
Suporte pedagógico do curso
Saber mais sobre

  • Insights & Analytics

Usar a plataforma Insights NAU
Dados disponíveis na NAU
Saber mais sobre analytics NAU
Atividade: Plataforma Insights

Módulo 5. Conclusão

Esforço estimado para os Formandos realizarem as atividades de aprendizagem e as tarefas obrigatórias neste módulo: 40 minutos.

  • Sumário do Módulo 5

Objetivos

  • Resumo: Produtores de Cursos NAU

Como nasce um MOOC
Saber mais sobre MOOCs
Atividade: Submissão do Design de um MOOC

  • Avaliação do Curso

Questionário final aos Participantes
Satisfação dos formandos
Fórum: Conclusão (SWOT)