Ir para o conteúdo principal

MOOC - Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação

Bem-vindos/as!

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação onlineKit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional com base no curso Empowering your school’s digital capacity, From Reflection to Innovation action plans, conhecido de forma abreviada como #SELFIEPTK MOOC que foi desenvolvido pela Conecta13, uma spin-off da Universidade de Granada, em conjunto com o Conselho Nacional Italiano de Investigação de Itália e o Instituto Pedagógico do Chipre no contexto do projeto Sherpa.

Este MOOC respeita os conteúdos gentilmente disponibilizados pelo projeto Sherpa, sendo que alguns dos conteúdos foram ajustados à realidade portuguesa de acordo com o processo de transição digital, previsto na Resolução do Conselho de Ministros 30/2020, e tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas na elaboração e implementação de um Plano de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), desde a reflexão, à monitorização e avaliação.

A avaliação deste curso inclui a planificação de uma ação PADDE, usando um modelo específico, e a e a avaliação de três planificações submetidas pelos pares, com base em rubricas fornecidas.

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Visualize o vídeo de divulgação do curso:

Objetivos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Delinear um percurso de aprendizagem para a escola.
  • Explorar metodologias e estratégias que promovam a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais. 
  • Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, com recurso a tecnologias digitais.
  • Partilhar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, com recurso a tecnologias digitais.
  • Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências digitais.
  • Dar sustentabilidade ao desenvolvimento digital.
  • Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema em torno da ferramenta SELFIE, apoiando as escolas europeias na sua transformação digital.

Público-Alvo

Este curso é dirigido a líderes escolares, titulares de cargos de gestão intermédia, membros das equipas de desenvolvimento digital (EDD) e outros docentes interessados na temática.

Espera-se que a maioria dos participantes tenha algum conhecimento prévio do tema (infraestrutura digital das escolas) e alguma experiência com a ferramenta SELFIE, apesar de não serem fatores determinantes. Além disso, espera-se que a maioria tenha conhecimentos ao nível da tecnologia e uma longa experiência, na integração de metodologias digitais, no processo de ensino e aprendizagem.

Duração

O curso online inicia-se a 20 de março de 2023 e termina a 8 de maio de 2023, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.

Conteúdos

Módulo 0 | Apresentação do curso

Objetivos:

    • Conhecer a estrutura e os objetivos do curso. 
    • Contactar com o plano de aprendizagem do curso.
    • Conhecer os participantes do curso.

Módulo 1 | Refletir

Objetivos:

    • Compreender os conceitos de competência digital da escola e de autorreflexão coletiva.
    • Ser capaz de avaliar as implicações do desenvolvimento da competência digital da sua escola.
    • Conhecer as características-chave de uma escola digitalmente competente, tal como descritas na ferramenta SELFIE.
    • Realizar um autodiagnóstico da competência digital da seu AE/Ena com a ferramenta SELFIE.
    • Ser capaz de utilizar diversos meios para a resolução de questões relacionadas com a ferramenta SELFIE.

Módulo 2 | Construir uma visão partilhada

Objetivos:

    • Discutir a importância de ter uma compreensão e visão comuns no que respeita à competência digital da escola.
    • Analisar os resultados do Relatório SELFIE.
    • Partilhar com a comunidade escolar os resultados do Relatório  SELFIE.

Módulo 3 | Planificar

Objetivos:

    • Refletir sobre a relevância de um PADDE.
    • Explorar processos para o desenvolvimento de um PADDE.
    • Estabelecer objetivos e prioridades para a elaboração de um PADDE.

Módulo 4 | Monitorizar e avaliar

Objetivos:

    • Avaliar e monitorizar o impacto do PADDE.
    • Atribuir responsabilidades partilhadas.
    • Discutir a relevância de uma avaliação constante.
    • Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar.

 Equipa de Formadores

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.

Coordenação: Carla Lourenço (Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE)

Equipa de Formadores: Ana Paula Alves; Conceição Castro; David Rua; Eugénia Nunes; Joana Moreira; Paula Martins.

Contactos

mailto:ptd@dge.mec.pt

CCOs conteúdos abordados neste curso encontram‐se sob a licença Creative Commons. Utilização Não Comercial. Permite que outros copiem, distribuam, exibam e realizem os seus trabalhos (e trabalhos derivados deste), mas apenas para fins não comerciais.