MOOC - Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação
Bem-vindos/as!
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional com base no curso Empowering your school’s digital capacity, From Reflection to Innovation action plans, conhecido de forma abreviada como #SELFIEPTK MOOC que foi desenvolvido pela Conecta13, uma spin-off da Universidade de Granada, em conjunto com o Conselho Nacional Italiano de Investigação de Itália e o Instituto Pedagógico do Chipre no contexto do projeto Sherpa.
Este MOOC respeita os conteúdos gentilmente disponibilizados pelo projeto Sherpa, sendo que alguns dos conteúdos foram ajustados à realidade portuguesa de acordo com o processo de transição digital, previsto na Resolução do Conselho de Ministros 30/2020, e tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas na elaboração e implementação de um Plano de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), desde a reflexão, à monitorização e avaliação.
A avaliação deste curso inclui a planificação de uma ação PADDE, usando um modelo específico, e a e a avaliação de três planificações submetidas pelos pares, com base em rubricas fornecidas.
O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Visualize o vídeo de divulgação do curso:
Objetivos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Delinear um percurso de aprendizagem para a escola.
- Explorar metodologias e estratégias que promovam a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais.
- Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, com recurso a tecnologias digitais.
- Partilhar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, com recurso a tecnologias digitais.
- Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências digitais.
- Dar sustentabilidade ao desenvolvimento digital.
- Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema em torno da ferramenta SELFIE, apoiando as escolas europeias na sua transformação digital.
Público-Alvo
Este curso é dirigido a líderes escolares, titulares de cargos de gestão intermédia, membros das equipas de desenvolvimento digital (EDD) e outros docentes interessados na temática.
Espera-se que a maioria dos participantes tenha algum conhecimento prévio do tema (infraestrutura digital das escolas) e alguma experiência com a ferramenta SELFIE, apesar de não serem fatores determinantes. Além disso, espera-se que a maioria tenha conhecimentos ao nível da tecnologia e uma longa experiência, na integração de metodologias digitais, no processo de ensino e aprendizagem.
Duração
O curso online inicia-se a 20 de março de 2023 e termina a 8 de maio de 2023, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.
Conteúdos
Módulo 0 | Apresentação do curso
Objetivos:
- Conhecer a estrutura e os objetivos do curso.
- Contactar com o plano de aprendizagem do curso.
- Conhecer os participantes do curso.
Módulo 1 | Refletir
Objetivos:
- Compreender os conceitos de competência digital da escola e de autorreflexão coletiva.
- Ser capaz de avaliar as implicações do desenvolvimento da competência digital da sua escola.
- Conhecer as características-chave de uma escola digitalmente competente, tal como descritas na ferramenta SELFIE.
- Realizar um autodiagnóstico da competência digital da seu AE/Ena com a ferramenta SELFIE.
- Ser capaz de utilizar diversos meios para a resolução de questões relacionadas com a ferramenta SELFIE.
Módulo 2 | Construir uma visão partilhada
Objetivos:
- Discutir a importância de ter uma compreensão e visão comuns no que respeita à competência digital da escola.
- Analisar os resultados do Relatório SELFIE.
- Partilhar com a comunidade escolar os resultados do Relatório SELFIE.
Módulo 3 | Planificar
Objetivos:
- Refletir sobre a relevância de um PADDE.
- Explorar processos para o desenvolvimento de um PADDE.
- Estabelecer objetivos e prioridades para a elaboração de um PADDE.
Módulo 4 | Monitorizar e avaliar
Objetivos:
- Avaliar e monitorizar o impacto do PADDE.
- Atribuir responsabilidades partilhadas.
- Discutir a relevância de uma avaliação constante.
- Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar.
Equipa de Formadores
O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.
Coordenação: Carla Lourenço (Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE)
Equipa de Formadores: Ana Paula Alves; Conceição Castro; David Rua; Eugénia Nunes; Joana Moreira; Paula Martins.
Contactos
Os conteúdos abordados neste curso encontram‐se sob a licença Creative Commons. Utilização Não Comercial. Permite que outros copiem, distribuam, exibam e realizem os seus trabalhos (e trabalhos derivados deste), mas apenas para fins não comerciais.