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CiberSegurança nas Escolas


DGE

MOOC - CiberSegurança nas Escolas

Sobre o Curso

A Direção-Geral da Educação (DGE), com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC) e da Associação de Professores de Informática (ANPRI), promove o curso de formação online "A Cibersegurança nas Escolas", em formato MOOC (Massive Open Online Course), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

O curso que é ministrado em língua portuguesa e é gratuito. Não é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Objetivos

O objetivo principal deste MOOC é sensibilizar as escolas e a comunidade educativa mais alargada para as questões da Cibersegurança e promover uma utilização crítica, responsável e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais.

De uma forma geral, este curso de formação irá abarcar os seguintes objetivos:

  • Incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital;
  • Valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais;
  • Capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais;
  • Promover boas práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas.

Público-Alvo

Este MOOC destina-se aos elementos da Direção das Escolas/Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados, a coordenadores/administradores TIC que estão mais diretamente envolvidos com questões de Cibersegurança e às forças de segurança, nomeadamente ao programa “Escola Segura” (GNR e PSP) nas Escolas. Contudo, encontra-se aberto a todos os docentes dos Ensinos Básico e Secundário, a técnicos superiores (psicólogos, assistentes sociais, etc.) e a todos os interessados nesta temática.

Duração

O curso tem início a 14 de janeiro de 2019 e termina a 4 de março de 2019, correspondendo a um trabalho global de cerca de 15 horas.

Conteúdos

  • Módulo 0 | Apresentação
  • Módulo 1 | A Cibersegurança
  • Módulo 2 | Ameaças e Cibercrime - Legislação
  • Módulo 3 | Políticas Seguras nas Escolas
  • Módulo 4 | Práticas Seguras nas Escolas

Certificados

A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado Digital de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Formadores

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) e do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Mediadores do curso

Mª Teresa Godinho; Ana Paula Alves; Mª da Conceição Castro; Lígia Azevedo; Luís Ferreira; Susana Tavares

Especialistas

Pedro Veiga (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) - Módulo 1

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1993. Foi Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, entre abril/2016 e maio/2018. Fundador e Presidente do capítulo Português da Internet Society, entre 2011 e 2016. Pró-reitor da Universidade de Lisboa, responsável pelos Sistemas de Informação (2009-2013). Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (1997-2013) e Gestor do domínio Internet de Portugal (1997-2013). Membro Government Advisory Committe do ICANN como representante de Portugal (1998-2008). Membro do Management Board da ENISA em representação de Portugal (2004-2012 e a partir de 2016). Foi Presidente eleito do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros (2004-2007). Gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação (2000-2002). Autor de trabalhos científicos e técnicos, sujeitos a avaliação pelos pares, designadamente nas áreas científicas da microelectrónica, programação, engenharia de software, sistemas operativos, sistemas distribuídos, segurança informática. Mais informação em: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/perfil/pmveiga

Pedro Verdelho (Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República) - Módulo 2

Magistrado do Ministério Público desde 1990. Desde 1994 teve a seu cargo, no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a investigação de crimes económico-financeiros, corrupção e crimes informáticos. Entre 2005 e 2011, foi docente do Centro de Estudos Judiciários, na área penal, de que foi coordenador. Desde 2011, é Coordenador do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. Representante de Portugal na União Europeia e nas Nações Unidas, em assuntos relacionados com a cibercriminalidade. Representante de Portugal no Comité da Convenção do Cibercrime (Convenção de Budapeste) do Conselho da Europa, desde 2006.

Jorge Teixeira – Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência - Módulo 3

Diretor da Direção de Serviços de Tecnologia e Sistemas de Informação (DSTSI). Foi Chefe de Divisão de Apoio e Modernização Tecnológica das Escolas (DAMTE). Responsável pela preparação, implementação e monitorização de projetos relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas, incluindo a responsabilidade ministerial na área da Cibersegurança e Gestor do Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores (CERT) da Rede Alargada da Educação, que incluí todas as escolas e organismos do Ministério da Educação.

Fernando Campos – Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência - Módulo 3

Membro da equipa Apoio e Modernização Tecnológica das Escolas (DAMTE). Responsável por ações relativas à implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) na DGEEC, incluindo o planeamento e execução de ações de sensibilização das várias áreas de negócio e nos vários níveis de ensino nomeadamente: ensino básico, secundário e ensino superior, para além da Estatísticas da Educação, Ciência Tecnologia e Sociedade de Informação, Estudos e de Educação e Ciência, Recursos Humanos e Financeiros. Anteriormente, participante e autor com participação em vários eventos nacionais e internacionais, relacionados com a utilização de forma segura das TIC na Educação. Doutorado em Educação, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade de Lisboa. Desde 25 de maio de 2018, Encarregado de proteção de dados da DGEEC.

Fernanda Ledesma (ANPRI) - Módulo 4

Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa. Mestra em Gestão de Sistemas de E-learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Formadora da Formação Contínua de Professores, desde 2003, nas áreas - Tecnologias Educativas, Didática Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho. Participou em vários projetos no âmbito das tecnologias em contexto educativo, quer nacionais e quer internacionais. Como o Projeto SETTIC (Internet no 1º Ciclo de Ensino Básico), Projeto CbTic (Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação), “Espaço 39”, Acer-European Schoolnet Tablet Pilot, entre outros. Tem participado, ativamente, no projeto de iniciação à programação no ensino básico (Próbotica), desde a produção de documentos à formação de professores. E no projeto de Clubes de Programação e Robótica. No processo em curso pelo Ministério da Educação, integrou as equipas para definir as aprendizagens essenciais para as disciplinas da área das Tecnologias de Informação e Comunicação e Informática. É coautora das linhas orientadoras para a Robótica Educativa homologadas pela Direção-Geral de Educação, do Ministério da Educação.

Perguntas Frequentes

Como faço para me inscrever neste curso?

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