Skip to main content

Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir


DGE

MOOC - Bullying e ciberbullying: prevenir e agir

Sobre o Curso

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir", em formato MOOC (Massive Open Online Course), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

O curso que é ministrado em língua portuguesa e é gratuito. Não é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Objetivos

O objetivo principal deste MOOC é sensibilizar os participantes para a problemática do Bullying e do Ciberbullying, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir, e intervir face ao Bullying e Ciberbullying.

De uma forma geral, este curso de formação irá abarcar os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar para a diversidade de comportamentos agressivos em idade escolar;
  • Promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e o ciberbullying;
  • Reconhecer sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e de ciberbullying;
  • Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao bullying e ao ciberbullying.

Público-Alvo

Este MOOC destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Duração

O curso tem início a 13 de maio de 2019 e termina a 1 de julho de 2019, correspondendo a um trabalho global de cerca de 15 horas.

Conteúdos

  • Módulo 0 | Introdução ao MOOC e informações de caráter geral
  • Módulo 1 | Bullying
  • Módulo 2 | Ciberbullying e comunicação através do ecrã
  • Módulo 3 | Segurança na Internet e ciberbullying
  • Módulo 4 | Abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying

Certificados

A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado Digital de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Formadores

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) e do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Mediadores do curso

Mª Teresa Godinho; Ana Paula Alves; Susana Tavares; Mª da Conceição Castro; Lígia Azevedo; Luís Ferreira e Isabel Lopes.

Especialistas

Fotografia Sónia Seixas

Sónia Seixas (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém) - Módulo 1 e 2

Licenciatura em Antropologia Social, licenciatura em Psicologia Educacional, C.E.S.E. em Reabilitação, Doutoramento em Psicologia Pedagógica. Docente do Ensino Superior desde 1998, encontrando-se atualmente como Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém. Foi avaliadora externa do projeto “Cyber Training – Taking Action Against Cyberbullying”, financiado pela Comissão Europeia, em 2014 integrou o projeto Anti-bullying ENABLE, enquanto membro do grupo Think Tank, coordenado pela European Schoolnet. e em 2017 dinamizou um Learning Event no âmbito do E-Twinning Learning Lab, intitulado “Cyberbullying: when the virtual threat becomes real”. Publicou em 2012, em conjunto com o seu colega Luís Fernandes, o Livro “Plano Bullying – Como apagar o bullying da escola”, e em 2015, um livro infantil intitulado “Diz não ao bullying. Não deixes que te façam mal!”. Em 2016, foi co-autora, juntamente com os colegas Luís Fernandes e Tito de Morais, do livro “Cyberbullying - Um guia para pais e educadores”.

Fotografia Tito de Morais

Tito de Morais (ProjetoMiúdosSegurosNa.Net) - Módulo 3

Fundador do Projeto MiúdosSegurosNa.Net, membro do Board of International Advisors da Cybersafety India e do Conselho Consultivo da equipa Portuguesa do EU Kids Online. Representa o Projeto MiudosSegurosNa.Net no Centro de Segurança Familiar da Google e no Centro de Segurança do Facebook. Representa o projeto StopCyberbullying em Portugal e foi avaliador externo do projeto “Cyber Training – Taking Action Against Cyberbullying”, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia que produziu um manual de formação para formadores no domínio do cyberbullying. Coautor com Sónia Seixas e Luís Fernandes, do livro “Cyberbullying - Um guia para pais e educadores” (2016) e do capítulo “When bullying crosses the screen” do livro “Bullying: perspectives, practice and insights” (2017), desenvolve a sua atividade profissional como consultor, tendo neste domínio colaborado com empresas como a Microsoft, Symantec, EasyBits Software, Caixa Mágica, Google, AnubisNetworks e Facebook.

Luís Fernandes (Associação Sementes de Vida, Beja) - Módulo 4

Licenciatura em Psicologia Educacional, Pós-Graduação e Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa, com uma tese sobre gestão de sala de aula. Psicólogo especialista, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), no domínio da Psicologia Social e das Organizações e nas áreas avançadas das Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Comunitária. Foi docente no I.S.P.A. entre 2002 e 2009 onde lecionou várias disciplinas e coordenou estágios no âmbito da psicologia educacional. Nos últimos 15 anos tem coordenado e supervisionado vários projetos na área do bullying e violência em idade escolar, realizando sessões e ações de formação e sensibilização, em todo o país, dirigidas a alunos, professores, educadores, funcionários, técnicos, pais/encarregados de educação e público em geral. Desde 2008, trabalha como Psicólogo na Equipa do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Sementes de Vida, em Beja. É psicólogo sénior e supervisor de estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sendo formador acreditado de pessoal docente e não docente pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Publicou em 2012, em conjunto com a sua colega Sónia Seixas, o livro “Plano Bullying – Como apagar o bullying da escola”, e em 2015, um livro infantil intitulado “Diz não ao bullying. Não deixes que te façam mal!”. Em 2016, foi co-autor, juntamente com os colegas Sónia Seixas e Tito de Morais, do livro “Cyberbullying - Um guia para pais e educadores”.

Perguntas Frequentes

Como faço para me inscrever neste curso?

I – Se já se encontra registado na plataforma NAU, clique em «Iniciar sessão» com as suas credenciais (email/password) e realize a inscrição em "Matricular em".

II – Se não se encontra registado na plataforma NAU, crie uma conta em «Criar conta». Preencha o formulário, tendo em conta os campos obrigatórios e os requisitos para a password que deve ter 8 caracteres (incluir pelo menos uma maiúscula, uma minúscula, um número e um sinal de pontuação). Valide o seu registo na plataforma NAU clicando no link da mensagem automática enviada para o seu email. Após estes procedimentos realize o passo I.

Qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos (mooc.ciberbullying@dge.mec.pt).

Enroll