Ir para o conteúdo principal

2.ª Edição do MOOC – Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais

Bem-vindos!

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), promove a 2.ª edição do curso de formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC (Massive Open Online Course), com o intuito de apoiar os docentes e as Escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais, na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais (REDs). 

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é de frequência gratuita e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Visualize o vídeo de divulgação do curso:

Objetivos

No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Refletir sobre aspetos relevantes relacionados com a utilização das tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais.
  • Explorar metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais.
  • Explorar estratégias de avaliação pedagógica, utilizando portefólios digitais em contexto escolar.
  • Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos digitais.
  • Partilhar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos digitais.
  • Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências dos alunos.

Público-Alvo

Este Curso dirige-se a docentes, de todos os grupos de recrutamento, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais, estando aberto a todos os interessados nesta temática.

Duração

O curso online inicia-se a 3 de outubro de 2022 e termina a 28 de dezembro de 2022, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.

Conteúdos

Módulo 0 | Apresentação do curso

Objetivos:

    • Conhecer a estrutura e os objetivos do curso. 
    • Contactar com o plano de aprendizagem do curso.
    • Conhecer os participantes do curso.

Módulo 1 | A utilização das tecnologias digitais em contexto educativo

Objetivos:

    • Refletir sobre o impacto das tecnologias digitais na nossa sociedade.
    • Compreender os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital em Portugal: o uso das tecnologias digitais em contexto educativo.
    • Conhecer o Projeto-Piloto Manuais Digitais.
    • Refletir sobre recomendações para a desmaterialização dos Manuais Escolares.

Módulo 2 | Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa

Objetivos:

    • Conhecer o conceito de aprendizagem ativa.
    • Refletir sobre potencialidades e desafios das abordagens de aprendizagem ativa.
    • Explorar metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa.
    • Discutir possibilidades de integração destas estratégias nos contextos educativos dos professores.

Módulo 3 | Estratégias de avaliação pedagógica

Objetivos:

    • Refletir sobre aspetos relevantes da avaliação pedagógica.
    • Conhecer a aplicabilidade de rubricas de avaliação.
    • Explorar processos para o desenvolvimento de portefólios digitais em contexto escolar.
    • Refletir sobre as potencialidades dos portefólios digitais para o ensino, a aprendizagem e a avaliação dos alunos.

Módulo 4 | Planificação da implementação

Objetivos:

    • Elaborar o trabalho final, de aplicação dos conteúdos, correspondendo a uma das planificações propostas.
    • Submeter uma das planificações para revisão por pares, com base nas rubricas preestabelecidas.
    • Efetuar revisão por pares, dando feedback a trabalhos submetidos.
    • Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens dos alunos e do desenvolvimento das suas competências.

 Realização

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.

Coordenação: Carla Lourenço (Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE). 

Produção do curso: Ana Paula Alves; Dora Pereira; Emília Silva; Fátima Ormonde; Lúcia Pinheiro; Rosália Ribeiro; Sónia Barbosa; Teresa Godinho.

Equipa de Formadores

apaulaaalves2 Ana Paula Alves

Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE. 

Dora Dora Pereira 

Professora de Informática da Escola Secundária Antero de Quental, Açores. Licenciada em Ensino de Informática pela Universidade dos Açores. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE. 

emiliasilva Emília Silva

Professora de Ciências Naturais do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

lucia Lúcia Pinheiro

Professora de Informática, no Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde - Braga. Licenciada em Matemática e Ciências da Computação e Mestre em Matemática Computacional, pela Universiade do Minho. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

 Ricardo Bichinho

Professor de Matemática e Informática, na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã. Licenciado em Ensino da Matemática e licenciado em Ensino da Informática. Mestre em Ensino da Matemática e mestre em Administração e Gestão Escolar. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixador da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Sonia Sónia Barbosa

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro. Mestre em Modelação Estatística e Análise de Dados. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

teresa Teresa Godinho

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Contactos

Equipa de Formadores: mooc.aatmd@dge.mec.pt

Grupo fechado do Facebook: "MOOC - Aprendizagem ativa com utilização de tecnologias e manuais digitais"

 Os conteúdos abordados neste curso encontram‐se sob a licença Creative Commons. Utilização Não Comercial. Permite que outros copiem, distribuam, exibam e realizem os seus trabalhos (e trabalhos derivados deste), mas apenas para fins não comerciais.