MOOC – Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais
Bem-vindos!
A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), promove o curso de formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC (Massive Open Online Course), com o intuito de apoiar os docentes e as Escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais, na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais (REDs).
O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é de frequência gratuita e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.
Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com registo de acreditação CCPFC/DC-696/22, a título excecional, no âmbito do estudo-piloto que o CCPFC está a desenvolver, tendo em vista avaliar a viabilidade dos MOOC como novo formato de ação de formação, analisando-se riscos e vantagens da eventual inclusão desta modalidade no sistema de formação continua. Não é creditada para efeito dos 50% na dimensão científica e pedagógica, por não cumprir os critérios de relevância fixados.
Visualize o vídeo de divulgação do curso:
Objetivos
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Refletir sobre aspetos relevantes relacionados com a utilização das tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais.
- Explorar metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais.
- Explorar estratégias de avaliação pedagógica, utilizando portefólios digitais em contexto escolar.
- Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos digitais.
- Partilhar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos digitais.
- Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências dos alunos.
Público-Alvo
Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, do público e do privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais, estando aberto a todos os interessados nesta temática.
Duração
O curso online inicia-se a 17 de fevereiro de 2022 e termina a 7 de abril de 2022, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.
Conteúdos
Módulo 0 | Apresentação do curso
Objetivos:
- Conhecer a estrutura e os objetivos do curso.
- Contactar com o plano de aprendizagem do curso.
- Conhecer os participantes do curso.
Módulo 1 | A utilização das tecnologias digitais em contexto educativo
Objetivos:
- Refletir sobre o impacto das tecnologias digitais na nossa sociedade.
- Compreender os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital em Portugal: o uso das tecnologias digitais em contexto educativo.
- Conhecer o Projeto-Piloto Manuais Digitais.
- Refletir sobre recomendações para a desmaterialização dos Manuais Escolares.
Módulo 2 | Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa
Objetivos:
- Conhecer o conceito de aprendizagem ativa.
- Refletir sobre potencialidades e desafios das abordagens de aprendizagem ativa.
- Explorar metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa.
- Discutir possibilidades de integração destas estratégias nos contextos educativos dos professores.
Módulo 3 | Estratégias de avaliação pedagógica
Objetivos:
- Refletir sobre aspetos relevantes da avaliação pedagógica.
- Conhecer a aplicabilidade de rubricas de avaliação.
- Explorar processos para o desenvolvimento de portefólios digitais em contexto escolar.
- Refletir sobre as potencialidades dos portefólios digitais para o ensino, a aprendizagem e a avaliação dos alunos.
Módulo 4 | Planificação da implementação
Objetivos:
- Elaborar o trabalho final, de aplicação dos conteúdos, correspondendo a uma das planificações propostas.
- Submeter uma das planificações para revisão por pares, com base nas rubricas preestabelecidas.
- Efetuar revisão por pares, dando feedback a trabalhos submetidos.
- Refletir sobre resultados a alcançar com as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens dos alunos e do desenvolvimento das suas competências.
Realização
O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.
Coordenação: Carla Lourenço (Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE).
Produção/Formadores do curso: Ana Paula Alves; Dora Pereira; Emília Silva; Fátima Ormonde; Lúcia Pinheiro; Rosália Ribeiro; Sónia Barbosa; Teresa Godinho.
Equipa de acompanhamento: Conceição Castro; Luís Ferreira; Milena Jorge; Paula Martins.
Equipa de Formadores
Ana Paula Alves
Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Dora Pereira
Professora de Informática da Escola Secundária Antero de Quental, Açores. Licenciada em Ensino de Informática pela Universidade dos Açores. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Emília Silva
Professora de Ciências Naturais do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Fátima Ormonde
Professora de Matemática do 3.º ciclo e Secundário na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, Açores. Membro da Equipa REDA responsável pela plataforma de recursos educativos, REDA, projeto desenvolvido no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, Açores pela Educação. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Lúcia Pinheiro
Professora de Informática, no Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde - Braga. Licenciada em Matemática e Ciências da Computação e Mestre em Matemática Computacional, pela Universiade do Minho. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Rosália Ribeiro
Professora de Biologia e Geologia, a lecionar Ciências Naturais no Agrupamento de Escolas de Saboia - Odemira. Mestre em Educação e Tecnologias Digitais. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Sónia Barbosa
Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro. Mestre em Modelação Estatística e Análise de Dados. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Teresa Godinho
Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Contactos
Equipa de Formadores: mooc.aatmd@dge.mec.pt
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