Skip to main content

Cenários de Aprendizagem Ativa


DGE

MOOC – Cenários de aprendizagem ativa

Bem-vindos!

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online "Cenários de Aprendizagem Ativa", em formato MOOC (Massive Open Online Course), no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (LA).

Os desafios da educação do século XXI apelam à reflexão sobre as práticas pedagógicas atuais e a importância do desenvolvimento de cenários de ensino e de aprendizagem que privilegiam o papel ativo do aluno. O que é a aprendizagem ativa? Que metodologias e estratégias pedagógicas podemos utilizar para fomentar a aprendizagem ativa por parte dos nossos alunos? Pode refletir sobre estas e outras questões relacionadas com a temática deste curso de formação. Pretendemos disponibilizar recursos e ferramentas que o podem ajudar na conceção de cenários e de atividades de aprendizagem ativa, com apoio das tecnologias, passíveis de serem implementados no seu contexto educativo.

O curso é disponibilizado em língua portuguesa e é de frequência gratuita. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), no entanto, a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é promover a reflexão e a partilha de experiências presentes em cenários e atividades de aprendizagem que incorporam metodologias e estratégias de aprendizagem ativa com apoio das tecnologias.

No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender a pertinência do desenvolvimento de cenários e de atividades de aprendizagem ativa no contexto educativo atual.
  • Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa.
  • Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa.
  • Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.
  • Criar cenários e atividades de aprendizagem ativa para contextos de ensino e de aprendizagem.

Público-Alvo

Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os níveis de ensino, público e privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.

Duração

O curso tem início a 14 de abril e termina a 9 de junho de 2020, correspondendo a 25 horas de trabalho global.

Conteúdos

  • Módulo 0 | Apresentação do curso
  • Módulo 1 | Cenários de aprendizagem ativa
  • Módulo 2 | Metodologias e estratégias para promover a aprendizagem ativa
  • Módulo 3 | Atividades de aprendizagem ativa

Realização

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).

Mediadores do curso

Embaixadoras da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem

Ana Paula Alves

Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Emília Silva

Professora de Ciências Naturais do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Fátima Ormonde

Professora de Matemática do 3.º ciclo e Secundário na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, Açores. Licenciada em Matemática, Ensino de, membro da Equipa REDA responsável pela plataforma de recursos educativos, REDA, projeto desenvolvido no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, Açores pela Educação. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Lúcia Pinheiro

Professora de Informática, no Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde - Braga. Mestre em Matemática Computacional. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Rosália Ribeiro

Professora de Biologia e Geologia, a lecionar Ciências Naturais no Agrupamento de Escolas de Saboia - Odemira. Mestre em Educação e Tecnologias Digitais. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Sílvia Zuzarte

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Casquilhos, no Barreiro. Mestre em Didática da Matemática. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Sónia Barbosa

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro. Mestre em Modelação Estatística e Análise de Dados. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Perguntas Frequentes

Como faço para me inscrever neste curso?

I – Se já se encontra registado na plataforma NAU, clique em «Iniciar sessão» com as suas credenciais (email/password).

II – Se não se encontra registado na plataforma NAU, crie uma conta em «Criar conta». Preencha o formulário, tendo em conta os campos obrigatórios e os requisitos para a password que deve ter 8 caracteres (incluir pelo menos uma maiúscula, uma minúscula, um número e um sinal de pontuação). Valide o seu registo na plataforma NAU clicando no link da mensagem automática enviada para o seu email.

Siga as notícias do curso através do grupo MOOCLAFCL do Facebook ou do hashtag #MOOCLAFCL.

Enroll