O painel dos 15 especialistas convidados, da área da Inteligência Artificial é muito diversificado e rico. Estes especialistas ( nacionais e internacionais) contribuíram com a sua visão para este curso. Orgulhamo-nos de ter conseguido reunir testemunhos e opiniões de grandes nomes da área da Inteligência Artificial que são referências de peso e vão certamente enriquecer o percurso de aprendizagem traçado para este MOOC.
Dalila Durães
Dalila Durães é investigadora Pós-Doutorada no ALGORITMI Center, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É Professora Convidada da ESTG, Instituto Politécnico do Porto. A sua investigação centra-se na área da Inteligência Artificial aplicada à Educação. Membro dos órgãos sociais da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.
David Touretzky
David Touretzky é professor e investigador na área das Ciências Computacionais da Universidade de Carnegie Mellon, em Pitsburgo, na Pensilvânia, EUA. É o presidente da iniciativa AI4K12 (AI for K-12), um projeto financiado pela National Science Foundation (NSF) e que pretende implementar linhas condutoras, ao nível nacional, para o ensino da Inteligência Artificial durante os 12 anos da escolaridade obrigatória. A sua startup intitulada Visionary Machines LLC , produz quadros de referência para o software Calypso que permite aos jovens programarem robôs usando algoritmos de IA a um nível sofisticado. (http://www.cs.cmu.edu/~dst/).
Francisco Melo
Francisco Melo é Professor-Adjunto do Departamento de Informática e Engenharia do Instituto Superior Técnico de Lisboa e Investigador Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Lisboa. Trabalha também com o Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas. As suas duas áreas de investigação abrangem: a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e o Planeamento Decisivo-Teórico (Decision-theoretic planning) - individual ou realizado por múltiplos agentes. (https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist40236).
Ilkka Tuomi
Ilkka Tuomi trabalhou no Instituto de Estudos de Prospeção Tecnológica e foi também o Cientista responsável pelo Centro de Pesquisa Nokia. Atualmente é o cientista responsável pela empresa Meaning Processing Ltd. um instituto de investigação independente com sede na Finlândia. Ilkka Tuomi destaca-se pelos seus trabalhos publicados sobre o tema da Internet e da Inteligência Artificial. (https://peoplepill.com/people/ilkka-tuomi/).
Justin Aglio
Justin Aglio é o Diretor de Sucesso Académico e Inovação Distrital do Distrito Escolar de Montour, nos Estados Unidos. Tem a paixão por capacitar educadores e alunos com habilitações e recursos de que precisam para que possam prosperar no século 21. Além de suas funções na Montour, ele é um Visiting LearnLab Fellow no Instituto de Interação Humano-Computador da Carnegie Mellon University, na Escola de Ciência da Computação, como Getting Smart Columnists e como Professor Adjunto de STEM na California University of Pennsylvania. (https://www.montourschools.com/apps/pages/index.jsp?uREC_ID=415160&type=d&pREC_ID=906587).
Manuela Veloso
Manuela Veloso é professora universitária na faculdade de Herbert Alexander Simon da Universidade de Carnegie Mellon, Pensilvânia, EUA. Atualmente, encontra-se a desenvolver funções no Centro de Investigação de Inteligência Artificial da John Pierpont Morgan. (http://www.cs.cmu.edu/~mmv/).
Matthew Montebello
Matthew Montebello trabalha no Departamento de Inteligência Artificial da Faculdade de Informática da Universidade de Malta. É o responsável pelo grupo de Investigação Tecnológica e coordena vários outros grupos nesta Faculdade. (https://www.um.edu.mt/profile/matthewmontebello).
Michelle Zimmermann
Michelle Zimmermann é a Diretora Executiva e responsável pelos setores da Inovação Educativa e das Ciências da Aprendizagem da Escola Renton Prep – Christian School em Renton, Washington, EUA. É também autora do livro “Teaching AI: Exploring new frontiers for learning”. (https://rentonprep.org/author/dr-michelle-zimmerman/).
Miles Berry
Miles Berry é o conferencista principal e o delegado do setor de computação educacional da universidade de Roehampton, Londres, Reino Unido. (https://pure.roehampton.ac.uk/portal/en/persons/miles-berry).
Mutlu Cukurova
Mutlu Cukurova é um investigador na área das Ciências da Educação e um docente especializado em Tecnologias Digitais adaptadas à Educação da University College, de Londres. É, igualmente, o responsável pela pesquisa levada a cabo pela iniciativa EDUCATE Learns, trabalha com o grupo de especialistas internacionais em Tecnologias na Educação da UNESCO, e faz parte do grupo de trabalho da University College London (UCL) Grand Challenges in Transformative Technologies. (https://iris.ucl.ac.uk/iris/browse/profile?upi=MCUKU85). (https://www.researchgate.net/profile/Mutlu_Cukurova ).
Paulo Novais
Paulo Novais é Professor no Departamento de Informática e investigador no ALGORITMI Center, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A sua investigação tem-se centrado, ao longo da sua carreira, na área científica da Inteligência Artificial, com um especial foco em conceitos ligados a Decisão, Análise Comportamental, Inteligência Ambiente e Ambientes de Vida Assistida. O seu principal objetivo de investigação é o de conceber sistemas informáticos mais sensíveis à presença humana, mais inteligentes e confiáveis. Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, entre 2016 e 2019.
Rachelle Dene Poth
Rachelle Dene Poth é professora de Francês e Espanhol na Escola Básica/Secundária "Riverview Junior/Senior High", em Oakmont, Pensilvânia, e criou um curso na área STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) intitulado “What's nExT? in Emerging Technology". É também advogada e tem um mestrado na área da Tecnologia Instrucional. É presidente de uma Rede de Formação de Professores (Teacher Education Network) e também a porta-voz da Rede de Aprendizagem Móvel (Mobile Learning Network). Recebeu o Prémio Presidencial de Ouro pelo Serviço Voluntário prestado à Educação e o Prémio Making IT Happen em 2019. (https://sites.google.com/view/rachelledenepoth/about-me). (https://connect.iste.org/network/members/profile?UserKey=c14d9886-fecd-4e79-b6f7-3418dbd4edac).
Scott Bolland
Scott Bolland é o fundador da New Dawn Technologies, empresa de software dedicada ao desenvolvimento de conceitos inovadores nas áreas da neurociência, da psicologia, da ciência computacional e da inteligência artificial. O objetivo desta empresa é criar software destinado a ajudar a humanidade. (https://au.linkedin.com/in/dr-scott-bolland).
Vanessa Camilleri
Vanessa Camilleri é professora-assistente de Educação Computacional no departamento de Matemática, Ciências e Educação Tecnológica da Faculdade da Educação da Universidade de Malta. (http://malta.academia.edu/VCamilleri/CurriculumVitae).
Wayne Holmes
Wayne Holmes (PhD, pela Universidade de Oxford) é um professor universitário de Ciências da Aprendizagem e de inovação do Instituto de Tecnologia Institucional da Open University em Londres. Aí ele lidera a Inteligência Artificial aplicada à Educação (IAED), ou seja, a aplicação da IA não só para melhorar, mas também para melhor compreender o processo de aprendizagem, as questões de ética e as implicações sociais da IA aplicada a contextos educativos. É coautor de três livros sobre IAED e tem sido convidado a falar sobre esta temática um pouco por todo o mundo. Recentemente, Wayne Holmes foi convidado para ingressar na NESTA (National Endowment for Sciences Technology and the Arts) onde desenvolveu trabalho na área da IAED. (https://shape-education.org/wayne-holmes-bio).