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Sobre o MOOC

 A quem se dirige especialmente este curso?

Este curso foi concebido para os professores em geral e comunidade educativa, embora os professores com formação TIC possam estar melhor preparados para manipular as ferramentas propostas  neste curso.

Como se encontra estruturado o MOOC «Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade»?

Este curso encontra-se estruturado em 5 módulos temáticos nucleares, acrescidos de um módulo introdutório e um módulo de conclusão.

Quais são as atividades obrigatórias do curso para efeitos de certificação?

Para além da leitura dos conteúdos das unidades, visionamento das animações, exploração de recursos disponibilizados, o curso inclui diversas atividades de discussão, produção de recursos, jogos e questionários.

Todas as evidências destas atividades deverão constar do e-Portefólio do participante, que poderão ser ficheiros ou links para onde estejam alojados. Os questionários e jogos serão automaticamente pontuados pela plataforma que informará na barra de progresso.

Consulte a tabela de atividades, no módulo introdutório e no módulo de conclusão, para verificar quais as atividades obrigatórias que devem constar do e-Portefólio para efeitos de emissão de certificado. No caso de atividades que têm componente opcional, assumir-se-á apenas como obrigatória a primeira componente.

Quando devo iniciar o meu e-Portefólio?

A criação do e-Portefólio é uma das primeiras atividades no Módulo O (Introdutório), devendo ir acrescentando as atividades e comentários em fórum que for realizando ao longo do curso.

De quantas tentativas disponho para resposta aos questionários e jogos?

Na generalidade dos casos dispõe de 3 tentativas.

Como posso acompanhar o progresso das minhas atividades?

Pode acompanhar a sua evolução a partir do menu superior da plataforma em «Barra de Progresso», através da observação do gráfico que representa a percentagem do sucesso obtido nas atividades automáticas (jogos e questionários).

A maioria das atividades não podem ser validadas automaticamente (discussões em fórum e produção de recursos). Esse é um controlo que compete ao participante na construção do seu e-Portefólio.

Qual a data limite para terminar as atividades do curso?

A data limite é a data de fim do curso, quando submeter o pedido de certificado em formulário onde conste o URL do e-Portefólio para ser verificado pela equipa DGE/DSEEAS.

Como posso confirmar se o URL do meu e-Portefólio está correto e o mesmo está acessível?

Deverá pedir a um colega, amigo ou familiar para abrir o URL do seu e-Portefólio e verificar se o que aparece noutro computador corresponde ao que vê no seu. Caso contrário, deverá rever as configurações do seu e-Portefólio (que poderá estar em modo privado) e, se necessário, rever os tutoriais do Padlet.

Como posso obter o Certificado de Conclusão do Curso?

No final do curso, o participante deverá requerer o certificado através de formulário onde deverá incluir o URL do seu e-Portefólio, que será validado manualmente pela equipa DGE-DSEEAS, verificando se constam todas as atividades obrigatórias. Após validação do e-Portefólio do participante, o certificado ficará disponível na Barra de Progresso, para o participante o descarregar e imprimir.

Caso o participante realize outros cursos na Plataforma NAU, os seus certificados ficarão todos disponíveis para descarregar e imprimir sempre que necessite.

MÓDULO 1

Como verificar se a prática docente está conforme os princípios do desenho universal para a aprendizagem?

O Manual de Apoio à Prática para uma Educação Inclusiva integra um instrumento de autorreflexão para cada professor fazer essa análise (vide anexo 7). Trata-se de um questionário com uma escala qualitativa para analisar o grau de diversidade de formas de envolvimento, estratégias, materiais e instrumentos providenciados para abranger todos os alunos.

 MÓDULO 2

Como saber se um website ou página Web respeita as diretrizes de acessibilidade?

Existem vários validadores de acessibilidade Web, entre os quais o AccessMonitor da Unidade Acesso, que é o organismo oficial, em Portugal, responsável pela transposição das diretrizes internacionais sobre acessibilidade Web. No website da Unidade Acesso existe vasta informação sobre o assunto.

Como saber se os documentos digitais que produzo – texto, imagem, áudio, vídeo, etc – estão acessíveis?

A Unidade Acesso disponibiliza informação técnica detalhada sobre a acessibilidade dos documentos. No entanto, poderá aceder a um documento simplificado, para utilizadores comuns, produzido pela Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva Linhas de Orientação para a Informação Acessível.

MÓDULO 3

A quem posso recorrer para avaliação e prescrição de tecnologias de apoio aos alunos com limitações de funcionalidade?

Existe uma rede nacional de Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) que cobre todas as escolas do país, rede pública e privada. A escola do aluno deverá solicitar ao CRTIC da sua área geográfica a avaliação do aluno e acordar o agendamento. O CRTIC poderá recomendar soluções livres e/ou comerciais. Neste último caso, o CRTIC terá de submeter a prescrição na plataforma SAPA e o pedido terá de ser validado pelo ME, com vista ao financiamento, que será atribuído à escola do aluno ou Município para a respetiva aquisição.

MÓDULO 4

Como posso saber se um software é gratuito?

Em regra, o software está disponível num website que contem as condições de utilização e, eventualmente, os respetivos custos (pricing/plan).

Algum software tem uma possibilidade de experimentação gratuita durante um período de tempo limitado, findo o qual se terá de pagar para continuar a usar.

Outro software permite apenas a utilização para um número limitado de artefactos. Por vezes, poderá apenas disponibilizar um conjunto básico de funcionalidades.

Em regra, a utilização de componente livre do software inclui a marca/logótipo do software.

Para uma utilização ilimitada e de todas (ou grande parte) das funcionalidades, sem marca do produto, existem planos pagos (premium) que variam consoante os períodos de tempo de utilização. As condições são muito variáveis, de produto para produto.

Existe também software totalmente gratuito, sem limitações temporais de utilização e com usufruto de todas as funcionalidades, que pode ser descarregado para o computador, tais como o software opensource de imagem GIMP, ou de áudio Audacity ou de vídeo OpenShot.