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Autonomia e Flexibilidade Curricular (II)


DGE
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MOOC - AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (II)

 

Sobre o curso

Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, que pretende apoiar o desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas, por forma a promover melhores aprendizagens para todos os alunos.

Por um lado, o curso recupera os conteúdos do MOOC – “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” que a DGE disponibilizou em 2017/2018, atualizando-os à luz do enquadramento legal em vigor – Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, e, por outro, sintetiza e desenvolve os conteúdos do MOOC-AFC (I), que teve lugar no presente ano letivo.

Ao longo do curso, os formandos terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o atual quadro curricular e de refletir sobre as suas práticas pedagógicas, implementadas nos diversos contextos educativos, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Poderão partilhar as suas ideias e atividades desenvolvidas, através do seu “Diário de Aprendizagem”.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

 

Objetivos

  1. Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

  2. Valorizar o papel das escolas e dos professores na gestão do currículo, no âmbito da sua autonomia;

  3. Capacitar para soluções organizativas e pedagógicas adequadas ao projeto específico de cada comunidade escolar;

  4. Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas educativas;

  5. Fomentar a implementação de práticas pedagógicas promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem;

  6. Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens;

  7. Promover a implementação de práticas que contribuam para a vivência da cidadania democrática na escola e na articulação com a comunidade;

  8. Partilhar práticas relevantes no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Público-alvo

Curso dirigido aos professores dos ensinos básico e secundário e a dirigentes escolares.

Duração

O curso tem início a 18 de março e termina a 31 de maio de 2019, correspondendo a um trabalho de cerca de 30 horas.

 

Inscrições

Para se inscrever, consulte as seguintes indicações.

 

Conteúdos


Módulo 0: Introdução ao MOOC - Informações gerais sobre a organização do curso

Módulo 1: Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e Opções Curriculares

Módulo 2: Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas

Módulo 3: Avaliação das aprendizagens

Módulo 4: Cidadania e Desenvolvimento

 

Ajudas

Ao longo do curso, os participantes terão acompanhamento tutorial, tendo em vista a orientação para a concretização dos objetivos estipulados.

Estará ainda disponível um Fórum de Ajuda, através do qual será dada resposta às questões colocadas pelos participantes.

 

Certificados

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). No final do curso, serão atribuídos certificados de conclusão do curso.

Formadores

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação:

Hélder Pais, Lina Varela, Ana Azevedo, Ana Paula Alves, Ana Sepúlveda, António Quintans, Isabel Veríssimo e Sandra Canário Ribeiro.

 

Especialistas

 

Maria João Horta (Participação no Módulo 1)

Estudou Geologia na Universidade de Coimbra (1988), fez Mestrado em Didática das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002) e concluiu o Doutoramento em TIC e Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2012). Desenvolve trabalho de investigação na área da educação e das TIC com trabalhos científicos publicados em revistas da área. Integrou o Grupo de Trabalho que teve como missão a definição do perfil de saída dos jovens no final de 12 anos de escolaridade obrigatória, grupo nomeado pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, através do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho.

Ariana Cosme (Participação no Módulo 1)

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui o doutoramento em Ciências da Educação e é consultora do Ministério da Educação no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Autora de obras diversas relacionadas com a gestão e organização do trabalho pedagógico e a ação docente.

Rui Trindade (Participação no Módulo 1)

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui o doutoramento em Ciências da Educação e é consultor do Ministério da Educação no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Autor de obras diversas relacionadas com a gestão e organização do trabalho pedagógico e estudos sobre aprendizagem.

Ilídia Cabral (Módulo 2)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma universidade (2013). Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Visiting Professor na Universidade de São José, Macau. Coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Coordenadora das Pós-Graduações em Ciências da Educação. Membro do Conselho de Direção do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP) e coordenadora do grupo de investigação Educação e Desenvolvimento. Investigadora Principal do Projeto de Investigação EDUGEST, financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo.

Paulo Jorge D. Tapadas, com a participação de Luísa Encarnação da ANQEP, I.P. (Módulo 3)

Licenciado em Ensino de Português e Francês, mestre em Educação (variante Supervisão Pedagógica), pela Universidade de Évora. É professor de Português no 3.º CEB e Secundário e colaborador do IAVE, onde desempenha atualmente as funções de coordenador de leitura nos estudos internacionais PISA e PIRLS.

Maria José Neves (Módulo 4)

Licenciada em Economia. Mestre em Educação e Sociedade, com dissertação sobre Educação para a Cidadania. Exerceu funções docentes dos ensinos básico e secundário durante 15 anos. É Técnica Superior da Direção-Geral da Educação, a exercer funções na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nomeadamente no domínio da Educação para a Cidadania. Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Cristina Milagre (Módulo 4)

Licenciada em Psicologia Educacional (ISPA) e mestre em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE), tem trabalhado enquanto técnica e dirigente em organismos públicos nas áreas da educação e formação profissional de jovens e adultos, da integração de jovens em risco, da mediação intercultural, e do diálogo intercultural e inter-religioso (INOFOR, IQF, IPJ, IEFP, ANQ e ACM). Participou ainda em vários projetos de investigação nas mesmas áreas. Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Luís Gonçalves (Módulo 4)

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, detentor de formação em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa, é docente no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, onde tem desenhado, implementado e coordenado diversos projetos internacionais na área da Cidadania. Exerce ainda funções de formador de professores e de avaliador de projetos . Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Sofia Almeida Santos (Módulo 4)

Sofia Almeida Santos é investigadora pós-doc na Universidade do Porto e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Enquanto investigadora tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação, participado em diversos projetos científicos e de intervenção e lecionado disciplinas no âmbito das suas áreas de interesse (sociologia da educação, estudos de género, sexualidades e juventude) no ensino superior. Mais ainda, tem publicado livros e artigos e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Integrou o Grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Como faço para me inscrever neste curso?

I – Se já se encontra registado na plataforma NAU, clique em «Iniciar sessão» com as suas credenciais (email/password).

II – Se não se encontra registado na plataforma NAU, crie uma conta em «Criar conta». Preencha o formulário, tendo em conta os campos obrigatórios e os requisitos para a password que deve ter 8 caracteres (incluir pelo menos uma maiúscula, uma minúscula, um número e um sinal de pontuação). Valide o seu registo na plataforma NAU clicando no link da mensagem automática enviada para o seu email.

 

Contactos:

MOOC-AFC@dge.mec.pt

Licença Creative Commons

Os conteúdos abordados neste curso encontram-se sob a licença Creative Commons.

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