Saltar para o conteúdo principal

Autores do Curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy.

Alexandra Almpanidou - Coordenadora do Curso

Alexandra Almpanidou trabalha na European Schoolnet, participando em vários projetos ligados ao desenvolvimento profissional docente, dinamizando workshops e conferências para educadores e professores, coordenando e moderando diversos cursos online e, também, concebendo materiais para MOOCs.  Foi a coordenadora e moderadora do MOOC Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, da EUN.

Bart Verswijvel - Consultor pedagógico

Bart Verswijvel é educador e perito em formação. Trabalha na European Schoolnet como consultor sénior. É também um orador internacionalmente reconhecido e um formador responsável pela dinamização  e moderação de workshops, TeachMeets e redes sociais (Twitter). É ainda consultor pedagógico do espaço flexível de aprendizagem Future Classroom Lab

Projeto base deste curso 

O projeto Novigado tem como objetivo principal criar uma comunidade online de docentes comprometidos com a inovação do ensino. No âmbito dos resultados deste projeto, são disponibilizados às Escolas e decisores políticos referenciais e diretrizes sobre ambientes de aprendizagem inovadores, dos quais se destacam o "Quadro de Referência para a Aprendizagem Ativa" (Active Learning Reference Framework) e o manual de formação "Diretrizes Inovadoras para os Espaços de Aprendizagem" (Guidelines on innovative learning environments).  A comunidade online ficará associada ao projeto Future Classroom Lab da European Schoolnet que disponibiliza todos estes resultados. 

Isenção de responsabilidades

O projeto Novigado é financiado com o apoio do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Esta publicação/site apenas reflete o ponto de vista do seu autor, não podendo a CE ser responsabilizada por qualquer uso indevido que possa ser feito da informação nela contida. 

Adaptações do curso a cargo de:

Ana Paula Alves

Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Conceição Castro

Professora de Inglês do ensino secundário na escola não-agrupada Camões, em Lisboa. Elemento da equipa ERTE/DGE.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Emília Silva

Professora de Ciências Naturais do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Lúcia Pinheiro

Professora de Informática, no Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde - Braga. Licenciada em Matemática e Ciências da Computação e Mestre em Matemática Computacional, pela Universidade do Minho. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Ricardo Bichinho

Professor de Matemática e Informática, na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã. Licenciado em Ensino da Matemática e licenciado em Ensino da Informática. Mestre em Ensino da Matemática e mestre em Administração e Gestão Escolar. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixador da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Sónia Barbosa

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro. Mestre em Modelação Estatística e Análise de Dados. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

Teresa Godinho

Professora de Matemática do 3.º ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.

______________________

Coordenação:

Carla Lourenço

Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE.