Ir para o conteúdo principal

Cidadão Ciberseguro


Centro Nacional de Cibersegurança

Apresentação

O Curso Cidadão Ciberseguro visa garantir um conjunto de competências que permitam que o cidadão, enquanto utilizador do ciberespaço, se sinta apto a navegar de forma segura.

Tendo em conta que este é um dos principais objetivos do curso, torna-se fundamental considerar a ciberhigiene do indivíduo.

A ciberhigiene é entendida como um conjunto de práticas que procuram garantir o uso do ciberespaço sem problemas, isto é, rotinas, mas também as ações necessárias, para manter a “saúde” de um cidadão/colaborador de uma organização.

Desta forma, com a aquisição destes conhecimentos, pretende-se prevenir incidentes de cibersegurança, promovendo certos comportamentos nos indivíduos, evitando potenciais efeitos negativos nos equipamentos que usam e protegendo assim as próprias organizações.

Objetivos

Pretende-se, com esta formação, sensibilizar os participantes para a utilização segura e ciente das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), reduzindo a sua exposição aos riscos do ciberespaço.

Destinatários

O curso “Cidadão Ciberseguro” destina-se a todos os cidadãos, tendo em conta os riscos decorrentes da utilização da Internet e dos equipamentos eletrónicos.

Carga horária

O curso tem uma carga total de 15 horas, divididas em três módulos com uma carga de 5 horas cada.

Estrutura e Conteúdos

O curso “Cidadão Ciberseguro” está organizado em três módulos:

  • Casa;
  • Trabalho;
  • Exterior.

Cada módulo tem quatro tópicos:

  • Identidade;
  • Redes e Navegação;
  • Comportamento Social;
  • Posto de Trabalho/Posto Doméstico/Passaporte.

Cada tópico contém textos e vídeos com conteúdos específicos sobre esse tópico.

Avaliação

No final de cada módulo encontra-se um QUIZ de avaliação, onde pode testar os conhecimentos adquiridos.

No final do curso há uma avaliação geral onde tem a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos e verificar se é um cidadão ciberseguro.

Certificado

Ao concluirem o curso todo (3 módulos completos), os participantes podem obter o certificado “Cidadão Ciberseguro”. Para obter o certificado será necessário responder a todos os QUIZZES, com uma percentagem de 75% de respostas corretas.

Matricular